Também conhecido como fogão caipira, o fogão à lenha é mais comum em zonas rurais. Ao cozinhar nele, os alimentos tendem a ter um sabor com maior intensidade, pois envolve um processo artesanal e lento que resulta em pratos mais encorpados. Por esse motivo, algumas pessoas tem optado por construir um fogão desses em casa, compondo um ambiente único para reunir família e amigos para um delicioso banquete.
Pensar como o fogão à lenha será implantado pode trazer um toque especial à cozinha, área de lazer ou até mesmo sala de estar, uma vez que seu fogo também colabora com o aquecimento do espaço, podendo torná-lo mais confortável em dias frios. A seguir, destacamos 10 exemplos de residências, sobretudo casas de campo ou chácaras, que demonstram diferentes formas de imaginar esse equipamento.
Cozinha do Barista / Estúdio Mineral + Cynthia Silva
Casa Vila Rica / BLOCO Arquitetos
Casa Naila / BAAQ'
Casa em Cunha / Arquipélago Arquitetos
Casa Beiral / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design
Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto
Residência Águas Claras / Rodrigo Simão Arquitetura
Pavilhão Videiras / gru.a
Casa da Montanha / Sabella Arquitetura
Casa Hamaca / Javier Corvalán + Laboratorio de Arquitectura
Este artigo é parte da série Ideias para Casa, em que exploramos assuntos relacionados à vida doméstica a partir de dicas, soluções e ideias para melhorar sua residência. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.
Publicado originalmente em agosto de 2021.